quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PROJETO: O CORDEL NA SALA DE AULA




PROFESSORA: ROZÉLIA MARIA DE O. FARIAS


APRESENTAÇÃO

NO BRASIL, O CORDEL SURGIU NA METADE DO SÉCULO XIX E EXPANDIU-SE DA BAHIA AO PARÁ, ANTES DE ALCANÇAR OUTROS ESTADOS. OS FOLHETOS, VENDIDOS NAS FEIRAS, TORNARAM-SE A PRINCIPAL FONTE DE DIVERTIMENTO E INFORMAÇÃO PARA A POPULAÇÃO, QUE VIA NELES O JORNAL E A ENCICLOPÉDIA, DE MANEIRA QUASE SIMULTÂNEA.

OS TEMAS ERAM OS MAIS VARIADOS: AS AVENTURAS DE CAVALARIA, AS NARRATIVAS DE AMOR E SOFRIMENTO, AS HISTORIAS DE ANIMAIS, AS PERIPÉCIAS E DIABRURAS DE HERÓIS, NOS CONTOS MARAVILHOSOS E UMA INFINIDADE DE OUTROS, QUE NOS CHEGARAM PELA LITERATURA ORAL DA PENÍSULA IBÉRICA E QUE A MEMÓRIA POPULAR ENCARREGOU-SE DE PRESERVAR E TRANSMITIR.

ALÉM DISSO, O POETA NORDESTINO FOI INCORPORANDO A ESSE ROMANCEIRO, FATOS MAIS PRÓXIMOS DO PÚBLICO, OCORRIDOS EM SEU AMBIENTE SOCIAL: FAÇANHAS DE CANGACEIROS, ACONTECIMENTOS POLÍTICOS, CATÁSTROFES, MILAGRES E ATÉ MESMO A PROPAGANDA, COM FINS RELIGIOSOS E COMERCIAIS.

O CORDEL É VALARIZADO COMO EXPRESSÃO POÉTICA DE ALTA SIGNIFICAÇÃO POR ESCRITORES DO PORTE DE ARIANO SUASSUNA,CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, JORGE AMADO, JOÃO CABRAL DE MELO NETO ENTRE OUTROS, MOTIVANDO ( E CONTINUA A MOTIVAR) ESTUDOS E PESQUISAS NAS ÁREAS DE ANTROPOLOGIA, FOLCLORE, LINGUISTICA, LITERATURA, HISTÓRIA, E OUTRAS.

INTRODUÇÃO

ESTE PROJETO VAI CONTEMPLAR AS TURMAS DOS PRIMEIROS ANOS DA EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES E SERÁ DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE SENSIBILIZAÇÃO DESSES ALUNOS, COM OFICINAS TEMÁTICAS. CONTRIBUIRÁ PARA O RESGATE DE NOSSA CULTURA POPULAR E PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOS ALUNOS. SEGUNDO PEDRO COSTA, PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DO CORDEL: “OS ALUNOS SE IDENTIFICAM COM A LITERATURA DE CORDEL PORQUE ELA FALA DA VIDA DELES, DE ASSUNTOS QUE SÃO LIGADOS ÀS NOSSAS RAÍZES E AOS NOSSOS COSTUMES.” É ATRAVÉS DESSA IDENTIFICAÇÃO QUE ESPERAMOS DESCOBRIR MUITOS TALENTOS.

OBJETIVO GERAL

INCENTIVAR A DIFUSÃO DA LITERATURA DE CORDEL NAS TURMAS DOS PRIMEIROS ANOS DA EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES, COMO FORMA DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA POPULAR E DE SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • PROMOVER UMA APROXIMAÇÃO COM A CULTURA POPULAR NORDESTINA.
  • INCENTIVAR A LEITURA DO CORDEL.
  • INCENTIVAR A PRODUÇÃO DE CORDÉIS.

JUSTIFICATIVA

O CORDEL TEM RESISTIDO AO TEMPO, MAS NÃO TEM MAIS AQUELA VALORIZAÇÃO DE ANTIGAMENTE NESTA ÉPOCA DE MÍDIA E COMPUTADOR. SABENDO QUE ELE É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A CULTURA NORDESTINA, TORNOU-SE NECESSÁRIO ABERTURAS DE NOVOS ESPAÇOS, COMO A SALA DE AULA, COM O INTUITO DE DIVULGAR, DIFUNDIR O CORDEL E QUEM SABE DESCOBRIR NOVOS TALENTOS ATRAVÉS DAS PRODUÇÕES DOS ESTUDANTES.

METODOLOGIA

O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO SE DARÁ UMA VEZ POR SEMANA ATRAVÉS DE OFICINAS ONDE SERÃO APRESENTADOS ALGUNS CORDÉIS, LIDAS ALGUMAS HISTÓRIAS COMO “O CABELEIRA“ DO JOVEM CORDELISTA RAFAEL DE OLIVEIRA. SERÃO PROMOVIDAS RODAS DE LEITURAS, NO PÁTIO DA ESCOLA, REESCRITAS DE TEXTOS, PESQUISAS E PRODUÇÕES TEXTUAIS PARA SEREM PUBLICADOS NO INFORMATIVO DA ESCOLA. NO COMEÇO DO MÊS DE OUTUBRO SERÁ REALIZADO UM CONCURSO DE CORDÉIS E OS MELHORES SERÃO PUBLICADOS EM UM LIVRO.

AÇÕES

  • APRESENTAÇÕES DE CORDÉIS;
  • CONVERSA INFORMAL SOBRE OS ASPECTOS IMPORTANTES DO CORDEL;
  • PESQUISAS SOBRE O CORDEL E OS CORDELISTA MAIS FAMOSOS;
  • LEITURA DE UM CORDEL NA SALA DE AULA: “O CABELEIRA” DE RAFAEL DE OLIVEIRA;
  • REESCRITA DO CORDEL EM PROSA;
  • RODAS DE LEITURA DE CORDEL NO PÁTIO DA ESCOLA;
  • PRODUÇÕES DE CORDÉIS NA SALA DE AULA E EM CASA;
  • CONCURSOS DE CORDÉIS;
  • PUBLICAÇÃO DOS MELHORES CORDÉIS NO JORNALZINHO DA ESCOLA;
  • LANÇAMENTO DE UM LIVRINHO COM OS MELHORES CORDÉIS PRODUZIDOS PELOS ESTUDANTES.

AVALIAÇÃO

A AVALIAÇÃO DO PROJETO SE DARÁ AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES.

RECURSOS MATERIAIS

PAPEL A4 OU JORNALPARA IMPRESSÃO; COMPUTADOR E INTERNET; XEROX E TONER.





6 comentários:

  1. Fantástico, Rozélia o seu projeto. Aqui no Rio desenvolvo um parecido, mas com turmas do EJA (educação para jovens e adultos). O "meu" (aspas pq considero de todos e não só meu) chama-se OFICINA E SARAU LITERÁRIO PARA TODOS. E como temos muitos alunos (senhores e senhoras) de origem nordestina (eu mesma sou filha de nordestinos)estamos usando a literatura de cordel como meio de aproximá-los, cada vez mais, do objetivo do projeto que é o incentivo a leitura e o desenvolvimento de uma consciencia cidadã.
    PARABÉNS MAIS UMA VEZ PELO SEU PROJETO COM OS ALUNOS DE SÉRIES REGULARES (creio eu)! rsrs Muitos beijos! e não vamos perder o contato. Quero aprender mais com vc. bjus!!!

    ResponderExcluir
  2. Profª Rozélia...
    Estive visitando seu blog, parabéns pelo trabalho brilhante como educadora comprometida com a qualidade da educação.
    Sou coordenadora pedagógica da EREM Gov. Muniz Falcão em Trindade/PE e estva procurando informações sobre o cordel para um projeto na escola, vi o seu achei muito interessante.
    Beijos...
    Profª. Rejane Jacó

    ResponderExcluir
  3. Oi sou professora de artes e estou elaborando um projeto muito parecido com o seu, parabéns gostei muito.

    ResponderExcluir
  4. renatinhagata@oi.com.br12 de agosto de 2011 05:13

    BOM DIA EDUCADORA , GOSTEI MUITO DESSE PROJETO ESTOU DESENVOLVENDO O MEU TCC NO SEGUINTE TEMA GEOGRAFIA E CORDEL NA SALA DE AULA DESPETANDO A CONCIENCIA AMBIENTAL ATRAVES DOS CORDEIS

    ResponderExcluir
  5. Excelente o seu trabalho com o cordel. Sou prof. de Mariana MG e tb estou trabalhando com a literatura de cordel proposta no livro do aluno. É claro que os prof. apaixonados pela Literatura vão muito além. Assim pretendo fazer uma exposição com os cordeis produzidos pelos alunos com direito à ilustração típica do cordel (Xilogravura: usamos bandejinha de isopor para desenhar e depois cobrimos com tinta preta e carimbamos o papel). Fica ótimo. Além disso faremos esculturas com argila para a ocasião. A propósito sou prof. do 4º ano do Ensino Fundamental. Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom o seu Projeto. Estou também desenvolvendo um com o mesmo tema...
    muito saber que a nossa cultura continua sendo apreciada pelas mais diferentes gerações! Abraço

    ResponderExcluir

EDUCAÇÃO É UM CAMINHO A SER SEGUIDO COM DETERMINAÇÃO

Related Posts with Thumbnails